Marcar

2018-05-03

Termas de Chaves e Câmara Municipal criam Conselho Estratégico para a Dinamização do Turismo de Base Termal Es

Será uma iniciativa única no País aquela que as Termas e Chaves e o Município flaviense vão realizar no dia 4 de maio de 2018. O Conselho Estratégico para a Dinamização do Turismo de Base Termal será constituído por assinatura em cerimónia pública e juntará mais de 30 entidades e empresas do setor do turismo, hotelaria, restauração, animação e eventos, bem como outras relacionadas, na promoção do turismo de Chaves.

O Presidente da CCDR-N, Fernando Freire de Sousa, o Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, e o Presidente da Associação das Termas de Portugal, Victor Leal para além de outras individualidades, testemunharão a criação do Conselho Estratégico. O início de uma nova forma, solidária e participada pela comunidade, de gerir e potenciar um dos mais preciosos segredos romanos com mais de dois mil anos – as águas termais bicabornatadas-sódicas mais quentes da Europa – com o objetivo de divulgar, captar e fidelizar o turismo de base termal, histórico, de natureza e de lazer e ao mesmo tempo contribuir para o investimento, desenvolvimento económico e criação de emprego na Região.

Em 2017, segundo o Turismo do Porto e Norte de Portugal, as termas motivaram 7% da procura global registada nas lojas de Turismo, numa subida de 5% em relação a 2016, sendo que, entre os visitantes que se alojaram na região para usufruir dos seus balneários, 34% eram espanhóis e 16% franceses.

Segundo o Presidente do Conselho de Administração da empresa municipal que gere as Termas de Chaves, Nuno Vaz Ribeiro, que é ao mesmo tempo Presidente da Câmara, “Espera-se que no segundo semestre de 2018, o mais tardar início de 2019, sejam repostas as comparticipações do Sistema Nacional de Saúde aos tratamentos médico-termais, o que terá um impacto muito positivo no aumento do número de aquistas e motivará a continuação dos investimentos do Município nas Termas de Chaves e na promoção turística de base termal”. Segundo o autarca, “esta é mais uma razão para envolver o tecido empresarial e a própria comunidade num desígnio que trará benefícios a todos, valorizando o turismo, o comércio, as pessoas, o emprego e a retenção das camadas mais jovens no interior do País”.

Fátima Pinto Correia, administradora executiva das Termas de Chaves, refere que “a relação entre Turismo, Saúde e Bem-Estar é cada vez mais evidente. As estratégias internacionais de desenvolvimento turístico começam a apostar claramente no Turismo de Saúde e no Bem-Estar, que a OMT – Organização Mundial de Turismo relaciona diretamente com o caráter e a unicidade de cada território, a utilização de recursos naturais, a cultura e a tradição e as pessoas”.

A atividade termal é um dos mais importantes recursos turísticos de Trás-os-Montes, gerando receitas, dinamizando a economia, incentivando investimentos públicos e privados, criando postos de trabalho, fixando os jovens e aumentando a qualidade de vida da população. E Chaves tem – segundo o seu Presidente de Câmara – “um sólido pilar de desenvolvimento turístico e económico, bem como uma das mais fortes razões de diferenciação na Região e no País”.

As Termas de Chaves valem enquanto equipamento municipal e pela atividade comercial, mas também enquanto principal elemento agregador de todo o potencial turístico de Chaves: história, cultura e património, natureza, gastronomia, genuinidade das pessoas e das tradições”, razão pela qual – segundo o autarca – “Tão importante e estratégico ativo deve ser refletido e participado por todos quantos interagem diretamente com as atividades turísticas decorrentes do termalismo, partilhando experiências, contribuindo com ideias e iniciativas, participando na estratégia do concelho e desenvolvendo, conjuntamente, iniciativas de promoção e divulgação”.

Sobre as Termas de Chaves

As Termas de Chaves são umas das mais procuradas estâncias de tratamento termal do país e a sua exploração para fins medicinais tem raízes na época romana. Com uma temperatura de 76º, a água mineromedicinal de Chaves é bicarbonatada e rica em minerais, sobretudo em sódio, sílica, fluoreto e hidrogenocarbonato. A sua principal ação é estimular as funções metabólicas e orgânicas devido à sua mineralização, sendo indicada no tratamento de patologias musculoesqueléticas, do aparelho digestivo, cardiocirculatórias e das vias respiratórias.

Programa da iniciativa

Conferência/Sessão de Constituição e Apresentação Pública

Conselho Estratégico para a Dinamização do Turismo de Base Termal de Chaves

4 de maio de 2018, Termas de Chaves

 

10h00 Sessão de Abertura

Presidente da Câmara Municipal e Chaves – Dr. Nuno Vaz Ribeiro

Tema: Turismo e Desenvolvimento Económico: a nova visão para Chaves

 

10h30 Coordenadora da Delegação de Chaves do Turismo do Porto e Norte de Portugal

– Dra. Antonieta Barros

Tema: A região Norte e as prioridades para o Turismo no interior do País

 

11h00 1º Secretário Executivo da CIM do Alto Tâmega – Prof. Dr. Ramiro Gonçalves

A valorização territorial do Alto Tâmega e a importância do Turismo de Base Termal para a região

 

11h30 Presidente da Associação das Termas de Portugal – Dr. Victor Leal

As Termas em Portugal: uma preciosidade capaz de alavancar a economia e o emprego de Portugal

 

12h00 Administradora executiva da Termas de Chaves – Dra. Fátima Correia Pinto

Apresentação da primeira Linha de Produtos Dermocosméticos – Projeto das Termas de Chaves em parceria com a INOVAPOTEK – Pharmaceutical Research and Development Lda e a UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

 

12h30 Assinatura, pelas mais de 30 entidades, do Protocolo de constituição do Conselho Estratégico para a Dinamização do Turismo de Chaves

 

12h50 Encerramento da Sessão

Presidente da CCDR-N – Prof. Dr. Fernando Freire de Sousa

 

13h15 Almoço para Membros do Conselho Estratégico, Oradores e Comunicação Social

 

14h30 Visita às Termas de Chaves (sob inscrição na receção da iniciativa)

Este sitio utiliza cookies para permitir una mejor experiencia de usuario. Al navegar por el sitio, usted acepta su uso. Más informacíon
Suscribir la newslletter Recibe las últimas noticias sobre eventos, ofertas y promociones.